domingo, 11 de julho de 2021

 Existe a premissa de que não se deve precisar, depender, esperançar de ninguém além de si mesmo. Ela se mostra valida para o entendimento de que a vida é de responsabilidade de cada pessoa. Não se pode esperar dos outros que decidam os caminhos da sua própria jornada. Por mais doloroso que possa parecer cada ser humano vive a vida que constrói e escolhe viver. 

Mas entra um momento em que essa total independência se mostra perigosa e até indesejável, quando esquecemos que vivemos num sistema, que a nossa vida impacta e influencia a vida das outras pessoas, que somos uma espécie.  

Para que um sistema seja sustentável é preciso que suas partes sejam interdependentes, isto quer dizer, realizem sua função sem esquecer de colaborar com o todo. Que seja autónomo e não soberano. 

Minha vida é um sistema. o planeta e as outras pessoas são outros sistemas. E juntos esses sistemas são a realidade. Encontrar o equilíbrio e a sustentabilidade nesse grande sistema, tem sido meu maior desafio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu mundo, minha morada... hoje me vejo reflexiva e embaralhada quanto mais aprendo sobre mim mesma,  meus sonhos, ideais, pensamentos e sen...